sexta-feira, 18 de julho de 2008

"A Informática na Educação enfatiza o fato do professor da disciplina curricular ter conhecimento dos potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar, adequadamente, atividades não informatizadas de ensino-aprendizagem a atividades que usam o computador" José Armando Valente.

No que diz respeito a informática na escola os caminhos que levam o professor a conhecer os potenciais educacionais do computador são muito evidentes, quando o computador faz parte de nossa vida cotidiana, porém a capacidade de adaptar atividades comuns de sala de aula inserindo o uso do computador é um processo complexo. Segundo José Armando Valente alguns pontos são fundamentais para a formação do professor para integrar a informática nas atividades pedagógicas:

1º fundamento para formação do professor: Propiciar ao professor condições para entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores. Usar o computador com essa finalidade requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender, bem como rever o papel do professor neste novo contexto. Este primeiro fator revela a questão da mudança e a importância de rever conceitos e concepções do ato de ensinar e aprender, o que neste momento provoca muita resistência por parte do professor que não quer romper com velhor hábitos, o que é natural do ser humano. Somente através da mudança de atitudes é possível uma transformação.

"Insanidade é buscar resultados novos se não mudamos hábitos antigos" James C.Hunter

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